quarta-feira, 26 de maio de 2010

A VIAGEM






Continuando a viagem em nossa máquina do tempo, estamos agora no ano da graça 1527, um momento de novas descobertas com as grandes navegações, Vasco da Gama descobre um novo caminho para as Índias e é o momento que o homem começa a pensar com a razão, é o inicio do Renascimento, um movimento cultural e revolucionario que irá se expandir por toda a Europa.

Com todo esse descobrimento temos hoje uma economia de mercado ou processo ecônomico mercantilista capitalista mercantil.

A reforma protestante de 1517 veio como uma avalanche para desequilibrar o poder religioso de Roma e o poder da igreja católica que estava em crise. Para explicar esse momento em que a igreja católica estabelece a Santa Inquisi ção teremos que entrar me nossa máquina do tempo e viajar para o ano de 1536 , 19 anos à frente. Agora é regra simples, pois todos aqueles que não respeitam as regras católica da Igreja Romana são perceguidos, morrem torturados ou na fogueira.

Nesse tempo, entre 1500 e 1650, nossa viagem terá de ser com aqueles que fizeram história, desenvolveram nossa sociedade plano cientifíco, pois agora o homem confia na razão intelectual e o que vemos é um estímulo ainda maior as pesquisas cientifícas sobre o funcionamento do corpo humano, sobre o conjunto de corpos celeste, o mundo vegetal e animal.


Vamos a eles:


Nicolau Corpénico (1473-1543), astrônomo polonês apresentou a teoria heliocêntrica em que o sol é o centro do universo e não a terra como até então se pensava. Galileu Galilei (1564-1642), físico e astrônomo italiano, defende o Sistema Copénico e com importantes descobertas, foi julgado pelo tribunal inquisitório e obrigado a rengar suas idéias em 1633. Johannes Kleper (1571-1630), astrônomo alemãobolou as leis que regem o universo. André Versálio (1514-1563), pesquisador italiano, estudou o corpo huamno dissecando cadáveres. Wilian Harvey (1574-1657), médico inglês descobriu como o sistema sanguíneo funcinava.




LITERATURA JESUÍTA


A literatura jesuída é um sequimento do Quinhentismo assim como a literatura de informação, como o próprio nome indica foi criada pelos Jesuítas e era voltada principalmente para o trabalho catequetico.

Os Jesuítas chegaram cedo e se fizeram presentes em nossa terra brasileira, não só pelo trabalho de aculturação indígena, mas também através das produções litetárias, constituida de poesias de fundamentações religiosas, intelectual despojada, simples no vocabulário, fácio e ingênuo.

Também através do teatro catequizador, as peças estão sendo escritas em medida velha, mesclam dogmas católicos com usos indígenas para fácil assimilação dos índio. O autor mais importante desta atividade é o Padre José de Anchieta. Além de autor dramático é também poeta e pesquisador de cultura indígena chegando escrever um dicionário de língua tupi-guarani